GraceNotes
   

   Algumas perguntas para o senhor salvacionista

Os seguidores da salvação por meio do Senhorio de Cristo insistem que uma pessoa é eternamente salva, não apenas por crer em Jesus Cristo como Salvador, mas também por se comprometer completamente com Ele como Senhor de sua vida. Assim, a salvação também depende do arrependimento de todos os pecados e da subsequente evidência de mudança de conduta e boas obras. Aqueles que não perseveram em boas obras e fidelidade até o fim da vida provam que nunca foram realmente salvos para começar. Os adeptos da Salvação Pela Submissão Ao Senhorio de Cristo ensinam que somos salvos pela "graça cara", o que significa que eles interpretam os mandamentos para o discipulado (por exemplo, negar a si mesmo, tomar sua cruz, seguir Jesus, etc.) como o preço que deve ser pago pela vida eterna. Aqui estão algumas perguntas-chave para aqueles que defendem o Senhorio da Salvação, feitas com amor, é claro!

Como você sabe quando realmente creu? Visto que sua ideia de "fé genuína" deve ser provada por obras e obediência, como você sabe que sua fé se qualifica como a coisa real, visto que você sempre pode fazer e obedecer mais? O que realmente salva você, sua fé ou Jesus, que é o objeto de sua fé? Como sua fé pode ser validada pela introspecção subjetiva quando seus sentimentos e experiências flutuam? E se o objeto de sua fé, o Senhor Jesus Cristo, o salva, você não deveria validar sua fé apenas pelo fato de ela repousar nEle?

Como você sabe quando se arrependeu completamente? Visto que você não está consciente de todos os pecados (cf. Lev. 4: 2; 5:15), o que aconteceria se alguns pecados fossem esquecidos e não se arrependesse? Em que ponto você acha que se arrependeu adequadamente: quando sua atitude muda em relação ao pecado? Quando você resolve mudar sua conduta? Quando sua conduta realmente muda? Quando você faz uma restituição ou pede perdão? Ou quando tiver certeza de que não haverá repetição do pecado? E se o arrependimento não é apenas uma mudança de atitude, mas um abandono dos pecados e uma mudança de conduta, então por que Jesus diz às pessoas que “dêem frutos dignos de arrependimento” (Lucas 3: 8)?

Como você sabe quando está totalmente comprometido com o senhorio de Cristo? Quanto compromisso é suficiente para garantir sua salvação? A disposição de se comprometer é suficiente ou você deve realmente comprometer tudo? E como você saberia o que tudo envolve, especialmente como um incrédulo? Visto que você acredita que os compromissos exigidos para o discipulado também são compromissos necessários para a salvação, e eles são contínuos (por exemplo, negar a si mesmo, tomar sua cruz diariamente, seguir Jesus, permanecer na Palavra de Deus, amar a Cristo supremamente, etc.), como você sabe quando você os cumpriu?

Como você pode esperar que um incrédulo tome decisões espirituais que refletem maturidade espiritual e uma compreensão da vontade de Deus? Você não está colocando a carroça na frente dos bois? Se um incrédulo está morto em pecado, como pode esse incrédulo saber e desejar o que Deus deseja que ele faça e obedeça? Conhecer e obedecer à vontade de Deus não é a essência da vida do cristão depois de crer?

Você permaneceu completamente comprometido com o senhorio de Cristo? Se não o fez, isso não é uma indicação de que você nunca esteve totalmente comprometido? E isso não significaria que você nunca foi realmente salvo? Ou é uma admissão da realidade e do poder do pecado, uma realidade que tornaria impossível para qualquer pessoa assumir o compromisso total exigido por sua visão de salvação?

Quais pecados desqualificam uma pessoa como um verdadeiro crente? Novamente, há uma lista de certos pecados que provam que a pessoa não é salva? E os pecados de assassinato e adultério do rei Davi? Já que ele certamente foi salvo, os pecados têm que ser piores do que os dele para provar que alguém não está salvo? De quanto pecado um cristão é capaz? Visto que você, sem dúvida, concorda que os cristãos pecam, quanto é demais antes de você negar que ele ou ela é um verdadeiro cristão? Onde você desenha a linha? Por que a Bíblia instrui a disciplina da igreja para os cristãos que pecam?

Se a salvação depende da sua perseverança na fidelidade e nas boas obras, como você pode ter certeza de que está salvo? Embora você possa estar vivendo fielmente agora, como saber quais testes ou tentações enfrentará amanhã? Se você não pode prever o futuro, não há uma chance de você pecar e morrer antes de se arrepender? Enquanto isso for possível, como você pode dizer com certeza que é um verdadeiro cristão e que tem alguma certeza da vida eterna? Como você poderia honestamente dar garantia de salvação a alguém que diz que crê no Evangelho?

Onde há espaço para crescer? Se sua fé salvadora incluiu obediência, abandono de todos os pecados, uma vida comprometida e uma garantia de fidelidade, o que resta a fazer? Por que existem tantas exigências éticas na Bíblia dirigidas aos cristãos? Não são desnecessários se uma vida piedosa é inevitável?

O apóstolo João pregou um falso evangelho? Visto que o Evangelho de João não menciona arrependimento, submissão ou compromisso com Jesus como Senhor como condições para a salvação, mas menciona crer como condição para salvação 98 vezes, você chamaria isso de "crendice fácil?" Você acha que João era ignorante ou irresponsável (mas eu sei que você acredita que isso é impossível, pois esta é a Palavra inspirada de Deus)? Visto que este é o único livro da Bíblia que afirma ter sido escrito para dizer às pessoas como ser salvas (João 20:31), não deveria determinar em que você acredita sobre a condição para a salvação?

E, a propósito, sua "graça cara" não é uma contradição em termos? Se a graça é um presente gratuito pago por Jesus Cristo, como pode custar-lhe alguma coisa? Se você faz qualquer coisa ou assume qualquer compromisso para merecer a graça de Deus, isso não compromete e cancela (Romanos 4: 4; 11: 6; Efésios 2: 8-9)? Como então você pode receber a graça da salvação de outra forma que não seja pela simples fé?


*GraceNotes são projetados para download e cópia para que possam ser usados no ministério. Nenhuma permissão é necessária se eles forem distribuídos sem edição e sem custo. Se você não tem um visualizador de PDF, pode clicar aqui para baixar uma versão gratuita.
GraceNote

GraceNotes
RSS Feed

GraceNotes é um estudo bíblico trimestral conciso sobre questões importantes relacionadas com salvação pela graça e viver pela graça. Eles são projetados para download (* pdf disponível) e copiar para que possam ser usados no ministério. Nenhuma permissão é necessária se eles forem distribuído sem edição sem custo. Você pode receber novos GraceNotes assinando nosso boletim informativo gratuito trimestral GraceLife.

GraceNotes