GraceNotes
   

   Quão Bom Você Tem Que Ser Para Chegar Ao Céu?

Simply By Grace Podcast

Muitas pessoas acham que, se fizerem bem o suficiente ou não fizerem muito mal, Deus permitirá que entrem no céu. Em outras palavras, quando se trata de obter a vida eterna, eles pensam que Deus está fazendo uma avaliação, num gráfico. Essa suposição se baseia em alguns pensamentos errôneos.

Primeiro, essa maneira de pensar não entende que o padrão de bondade de Deus é absoluto. Se alguém pudesse obter a vida eterna sendo bom, cumprindo as leis de Deus ou assumindo qualquer tipo de compromisso, então seu desempenho teria que ser perfeitamente bom, pois Deus é perfeitamente bom. Jesus Cristo ensinou que ninguém é absolutamente bom, exceto Deus (Mt 19:17; Rom. 3: 9-12). Muitas pessoas têm um conceito relativo de bondade, isto é, olham para os outros a fim de ver como sua própria bondade se compara. Claro, eles acham que são melhores do que alguns e piores do que outros. Mas outras pessoas não são o padrão do céu; O próprio Deus é.

Em segundo lugar, é um erro pensar que o melhor do homem é bom o suficiente. A Bíblia ensina que os melhores esforços de uma pessoa para obter a vida eterna não são dignos da aceitação de Deus (Isa. 64: 6; Rom. 3:20; Ef. 2:8-9). Uma pessoa teria que manter os padrões de Deus (conforme refletido em Suas leis) perfeitamente e não poderia ficar aquém em nenhum aspecto ou mandamento (Gl 3:10; Tiago 2:10). Sempre há espaço para fazer melhor ou ser mais comprometido, então mesmo o melhor desempenho de alguém não é bom o suficiente.

Terceiro, é um erro pensar que o problema do homem é simplesmente sua conduta. Ninguém pode obter a vida eterna por meio de um comportamento exterior, mas apenas por crer em Jesus como Salvador do pecado. A Bíblia ensina que o pecado, não os pecados em si, impede que os não salvos experimentem a vida de Deus. Os pecados são o resultado de uma condição pecaminosa, assim como a tosse e o nariz escorrendo são o resultado de um resfriado. Embora possamos tratar o sintoma do problema (a tosse), a cura deve lidar com a causa ou condição (o resfriado). O problema do homem não salvo é primeiro sua condição espiritual pecaminosa, na qual ele está morto para Deus (Rom. 3:18; Ef. 2:1). Assim, mudar ou melhorar a conduta de alguém não resolve o problema que impede uma pessoa não salva de ter a vida eterna e entrar no céu.

Quarto, é um erro ignorar o que Deus já fez por nós. Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para fazer o que nenhuma outra pessoa poderia fazer. Visto que os esforços de cada pessoa não salva para fazer o bem ou ser boa são manchados pelo pecado, alguém tinha que satisfazer a demanda de Deus por justiça em favor de cada pessoa. Só Jesus poderia fazer isso, porque como Deus Filho, Ele não tinha pecado e era perfeitamente aceitável a Deus. Jesus levou o pecado de cada pessoa sobre si e pagou o preço da morte por todos (2 Coríntios 5:21). Em seguida, ele ofereceu a todos o dom da vida eterna, que pode ser recebido por meio da fé (João 1:12; 3:16; Efésios 2: 8-9). Pensar que devemos realizar algo insulta a Deus e ao Seu dom perfeito como inadequado.

Conclusão

Ninguém pode esperar ter a vida eterna por ser melhor que os outros ou ser bom o suficiente. A obra, o cumprimento da lei, o desempenho, o compromisso, a reforma, o arrependimento de pecados, a abstinência de pecado, o batismo, a freqüência à igreja, a sinceridade ou as boas intenções de ninguém é boa o suficiente para o céu. A única esperança é aceitar o que Deus já fez e crer em Jesus para a vida eterna. Se a vida eterna vem do que Ele fez e não do que qualquer um faz, então ninguém pode fazer nada para se tornar aceitável a Deus.

A salvação pela graça significa que a vida eterna não vem pelo esforço ou desempenho humano; é um presente de Deus. Por meio de Jesus Cristo, Deus realizou tudo o que é necessário para que qualquer pessoa tenha a vida eterna. Somente aqueles que crêem em Sua promessa e, portanto, recebem Sua vida, entrarão no céu.


*GraceNotes são projetados para download e cópia para que possam ser usados no ministério. Nenhuma permissão é necessária se eles forem distribuídos sem edição e sem custo. Se você não tem um visualizador de PDF, pode clicar aqui para baixar uma versão gratuita.
GraceNote

GraceNotes
RSS Feed

GraceNotes é um estudo bíblico trimestral conciso sobre questões importantes relacionadas com salvação pela graça e viver pela graça. Eles são projetados para download (* pdf disponível) e copiar para que possam ser usados no ministério. Nenhuma permissão é necessária se eles forem distribuído sem edição sem custo. Você pode receber novos GraceNotes assinando nosso boletim informativo gratuito trimestral GraceLife.

GraceNotes