GraceNotes
   

   Quanta fé é necessária para a salvação?

A Bíblia promete que "todo aquele que crê em [Jesus Cristo] não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16) e diz "pela graça sois salvos, por meio da fé" (Efésios 2: 8). Mas quanta fé é necessária para obter esta salvação?

Uma pessoa pode se perguntar se ela creu o suficiente para ser salva. Não é de se admirar, existem aqueles que afirmam que a salvação é dada apenas para aqueles que têm fé suficiente, uma fé plena, uma fé especial, etc., o que implica que a fé na promessa de salvação de Deus pode ser insuficiente.

Diferentes quantidades de fé

Sabemos que a fé pode variar em grau ou quantidade por causa dos testemunhos bíblicos. Jesus falou daqueles com "pouca fé" (por exemplo, Mat. 6:30; 8:26; 14:31) e daqueles com "grande fé" (por exemplo, Matt. 8:10; 15:28). O homem cujo filho foi curado de um espírito maligno tinha um pouco de fé, mas pediu mais (Marcos 9:24). Jesus falou de uma fé tão pequena quanto uma semente de mostarda, a menor semente agrícola conhecida naquela época (Mateus 17:20; Lucas 17: 6).

No caso do homem de fé fraca, é claro que mesmo a pequena quantidade que ele tinha era suficiente para ver o milagre de Jesus. O próprio Jesus disse que um grão de mostarda de fé era capaz de mover uma montanha ou transplantar uma árvore. Isso indica que a quantidade de fé não é o problema; a questão é o objeto e o poder que a fé acessa.

Fé e seu objeto

Primeiro, deve-se notar que as promessas bíblicas de vida eterna que mencionam fé ou crença não especificam quanta fé é necessária para obter a vida eterna. (Atos 8:37 pode parecer uma exceção quando Filipe diz ao eunuco etíope que ele pode ser batizado "Se você crer de todo o coração", mas o versículo 37 não está em muitos manuscritos gregos importantes e, portanto, é omitido em muitas traduções inglesas. Mesmo assim, a resposta do eunuco: "Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus" mostra que a quantidade de fé não é a questão crítica; ao contrário, a questão é o objeto da fé.)

Em segundo lugar, não é realmente nossa fé que nos salva. Quando olhamos para Efésios 2: 8, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé”, podemos diferenciar entre a causa (pela graça) e os meios (pela fé). Por exemplo, se alguém disse que lavou seu carro com uma mangueira, entendemos que a mangueira foi o meio pelo qual a causa da lavagem (água) foi liberada. A mangueira não lavou realmente o carro, mas a água sim. A fé em si não é uma força, mas um canal pelo qual o poder de Deus para salvar é liberado.

Terceiro, a menor quantidade de fé é suficiente para a salvação se o objeto dessa fé for digno. Visto que é a graça de Deus que nos salva em Jesus Cristo, qualquer quantidade de fé Nele salvará. Por exemplo, alguém que está se afogando pode ter muita fé em um barco com vazamento que não pode salvá-la, ou ela pode ter pouca fé em um barco em condições de navegar que pode salvá-la. A fé mais fraca é suficiente para salvar se for em um objeto digno. Algumas pessoas têm uma fé enorme em uma religião falsa ou em um líder religioso falso, mas não serão salvas. O crente com a menor quantidade de fé no digno Filho de Deus será salvo, porque a salvação não depende da força da fé, mas da suficiência de Jesus Cristo para fazer o que Ele promete.

Conclusão

Examinar a qualidade ou quantidade de fé de alguém é um exercício subjetivo de futilidade. A salvação e a certeza da salvação tem como foco apenas a dignidade de Jesus Cristo e em Sua promessa de salvar. A questão não é o quanto acreditamos, mas no que acreditamos. Ou acreditamos em Jesus Cristo para a vida eterna ou não.


*GraceNotes são projetados para download e cópia para que possam ser usados no ministério. Nenhuma permissão é necessária se eles forem distribuídos sem edição e sem custo. Se você não tem um visualizador de PDF, pode clicar aqui para baixar uma versão gratuita.
GraceNote

GraceNotes
RSS Feed

GraceNotes é um estudo bíblico trimestral conciso sobre questões importantes relacionadas com salvação pela graça e viver pela graça. Eles são projetados para download (* pdf disponível) e copiar para que possam ser usados no ministério. Nenhuma permissão é necessária se eles forem distribuído sem edição sem custo. Você pode receber novos GraceNotes assinando nosso boletim informativo gratuito trimestral GraceLife.

GraceNotes